Viva! Núcleo de Performance e Arte Viva

Acompanhamento de processos em

Performance e Arte Viva

Coordenado por Nadam Guerra, o Viva!, Núcleo de Performance e Arte Viva se reúne todas as terças 19 feiras na casa Taura Santa. Nosso objetivo é fomentar a criação de arte ao vivo criando um espaço de trocas, conversas, mostra de trabalhos e acompanhamento de processos criativos.

Te-tá!
O Viva! promove regularmente a Te-tá! mostra de performances da casa Taura Santa com trabalhos dos artistas do grupo e aberto a outros performers convidados.

Próximas Te-tás :

6 de abril, sábado.

18 de maio, sábado (aniversário Taura Santa)

31 de maio, sexta (especial de fotoperformance)

17 de agosto, sábado (especial arte magia)

 

Corpos Críticos

Festival de Performance 20 a 23 de junho

4 dias de performance. (inscrições em breve)

facebook icon.png

Performance Arte  com Nadam Guerra

(Curso Imersivo - Eav Parque Lage, e Terra UNA)

Curso prático e formativo focado na criação de performances autorais dos participantes.

 

Dividido em módulos independentes, o curso pretende dar um base de formação para iniciantes e artistas. Em cada módulo focamos em um tema. Ao final de cada módulo teremos apresentações abertas.

 

Não há pré-requisitos. Direcionado a artistas de qualquer linguagens interessados em se aprofundar, realizar e pensar arte ao vivo. A partir de propostas físicas, desafios de criação e debates, os participantes serão convidados a se questionar sobre os limites da arte e da vida.

 

Objetivos

Desenvolver a prática da performance como uma linguagem autoral onde cada participante possa encontrar a seu caminho pessoal de expressão.

 

Dinâmica

São usados exercícios, jogos e proposições corporais inspirados em práticas de performance art, xamanismo, butoh, tarô, teatro físico, sonho consciente, desenho, psicomagia, colagem, meditação, dança e arte conceitual. Cada participante desenvolve um trabalho em performance para debate dentro do grupo e mostra aberta. Módulos imersivos com mostras públicas ao final de cada etapa.


 

Conteúdo

 

Módulo : Arte Ação

Com Nadam Guerra

28.03 (quinta), 01, 02, 03. 04.04 (segunda a quinta)  19-22h - EAV Parque Lage

Apresentação aberta na casa Taura Santa, sábado 06.04

Este módulo tem o objetivo abrir as portas para a prática da performance. investigaremos corporalmente e coletivamente, as possibilidades da arte feita ao vivo que pode assumir definições diversas como performance, happening, live art, arte ambiental, arte de ação, arte em processo. Durante os encontros, serão realizados exercícios que instiguem reflexões sobre identidade, corporeidade e materialidade, além de vivências inspiradas em práticas de meditação, performance art, teatro físico e jogos corporais.

 

Módulo : Foto Performance

Com Nadam Guerra e Paula Borghi

21, 23, 28 e 30.05 19-22h (terças e quintas) - EAV Parque Lage

Apresentação dia 31.05 na casa Taura Santa

A relação entre o corpo ao vivo e seu registro em foto e vídeo toma forma diferente para cada artista. Trabalhar a ação a partir de sua relação com a câmera é pode ser um desafio que nos propomos a vivenciar neste módulo. Com a parceria de Paula Borghi iremos pensar a foto e/ou a vídeo performance como um motor da arte da performance.

 

Módulo : Processo Vida Arte

Com Nadam Guerra e Jaya Pravaz /

01 a 04.07 - 19-22h  (segunda à quinta) EAV Parque Lage

Este curso de arte e terapia faz uma introdução ao método “Life-art process”, desenvolvido pela performer americana Anna Halprin em parceria com Fritz Perls, criador da terapia Gestalt. O Processo Vida- Arte é metodologia de trabalho terapêutico e artístico focado no poder de cura e transformação da arte que nasce das experiências vitais de cada um. O método foca na escuta e expressão das emoções e histórias guardadas no corpo. Quando expressamos criativa e conscientemente o que nos habita em forma de dança/movimento, som, palavras e desenhos esta expressão tem um poder de trazer luz a nossas experiências e de abrir o campo para possibilidades de escolhas mais saudáveis e livres.


 

Módulo : O Artista Mago

Com Nadam Guerra

22 a 26.07 - imersivo na Ecovila Terra UNA

A matéria disponível para a arte é a mesma disponível para vida. A mesma matéria usada nas diversas escolas de magia, xamanismo ou alquimia é o reinventar do mundo, corpos, objetos, sons, símbolos, movimentos, sonhos, palavras, histórias. O artista mago utiliza a arte como uma forma de trabalhar sobre si mesmo, como uma maneira de se conhecer e de ir além de si mesmo.

 

Módulo : Corpo Símbolo Ação

Segundo semestre _ data a confirmar

Quantas maneiras diferentes há de se relacionar as ações, os símbolos e o corpo? Uma performance pode ser predominantemente visual, usando o corpo como imagem. Pode ser um ritual pessoal, onde os corpo e objeto são símbolos. Pode ser uma experiência corporal, quando o corpo é instrumento de investigação do mundo.

facebook icon.png

Venha nos visitar!

Rua Paschoal Carlos Magno, 100

Santa Teresa, Rio de Janeiro RJ

(próximo ao Largo dos Guimarães)

taurasanta@gmail.com

+55 21 97900 1229

  • Facebook
  • Instagram

Taura Santa © 2019